Neste tutorial irei mostrar como capturar vídeos de sites que não possuem links para downloads sem o auxilio de softwares específicos.
Você já se perguntou quando você tenta visualizar um vídeo do youtube demora um certo tempo para você assistir o vídeo por completo? Neste momento você está efetuando um download do vídeo, mas se você está fazendo o download, onde fica armazenado este vídeo?
A resposta para esta pergunta é provavelmente a solução do problema.
Este vídeo fica armazenado em seu computador como arquivo temporário, no qual apenas o seu navegador pode interpreta-lo, o arquivo fica armazenado no XP em C:\Documents and Settings\NomedoUsuário\Configurações locais\Temp e C:\Users\NomeUsuário\AppData\Local\Temp no Vista , para visualizar o diretório Configurações locais ou AppData é preciso que a função “Mostrar pastas e arquivos ocultos” no explorer esteja habilitada.
Já dentro da pasta Temp, caso você esteja assistindo algum vídeo, será criado um arquivo do tipo .tmp iniciado com uma string FLA.
Exemplo: FLAB.tmp
FLA4.tmp
Procedimento para capturar
Primeiro, acesse o site que possua o vídeo desejado, espere o download completo do vídeo, ou seja, até que a barra de progresso chegue até o final do frame.
Vá até a pasta Temp e procure pelo arquivo temporário, para auxiliar na sua busca, clique em “exibir” no explorer e marque a opção “detalhes”, você terá mais facilidade para identificar o arquivo pelo nome que é iniciado com FLA e pela data de modificação, por isso é preciso estar atento ao horário exato que o vídeo começou a ser baixado.
O próximo passo é copiar este temporário para outro diretório, mas como veremos na figura abaixo nós encontraremos uma pedra no caminho.
A causa deste erro, é porque o seu navegador já está utilizando este aquivo temporário e o sistema operacional possui esta diretiva que o arquivo não pode ser modificado até que o processo seja liberado. A solução é um programa chamado Unlocker.
Baixe e instale:
http://ccollomb.free.fr/unlocker/
Já instalado o Unlocker, basta clicar com o botão direito em cima do arquivo e em “unlocker” como mostra a figura abaixo:
Uma janela irá abrir, agora basta escolher a ação que o software irá executar, no nosso caso será “copy”, renomeie o arquivo com qualquer nome sufixado por “.flv”.
Nota: É aconselhável que no momento de nomear o arquivo, você mantenha as aspas para forçar a conversão do arquivo temporário para extensão Flash Video(flv).
Ex: “video.flv”
“show.flv”
Agora é só assistir o vídeo com o auxílio de um Player ou Codec que dêem suporte ao arquivo do tipo Flash Vídeo.
3 comentários:
Tem como eu converter esse vídeo para um outro formato? Como por exemplo: AVI, MPG, WMV, ETC...
@hjhu
Tem como sim... Existe softwares para conversão(divx, xvid, mpeg, dvd, avi...) como o Free FLV Converter. Vc encontra fácil na net.
vlw
Muito prazer. Obrigada pela acolhida.
Segui o tutorial, mas não criou na pasta no temp, arquivo flv.temp
O vídeo que estou tentando capturar está nesse link:
http://www.rtp.pt/guerracolonial/?id=63&t=2#list63
Existem programas que me possibilitem baixar vídeos da RTP?
Obrigada
Postar um comentário